site stats Blog da Scarlet: Chegada em Saigon (Ho Chi Minh) e breve historia do Vietnam

Chegada em Saigon (Ho Chi Minh) e breve historia do Vietnam



Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo! Estamos no Vietnam, mais precisamente em Ho Chi Minh
que um dia foi conhecida como Saigon. Infelizmente a imagem que
tenho do Vietnam é Guerra. Por isso, uma das minhas metas pessoais aqui, alem de
tentar otimas fotos, e fazer amigos é sobretudo entender sua cultura e história.
A Guerra do Vietnam sozinha já é tema suficiente para livros extensos, tentarei ser breve sobre o que aprendi aqui dos proprios Viets.

Detalhe : Aqui na Asia o "grande vilão" historico sao os Japoneses, que durante seculos dominaram, guerrearam, dizimaram e torturaram dezenas de paises e culturas.Se eu te perguntasse: Essa foto foi tirada num pais devastado por uma guerra ou no Brasil? o que voce responderia? Sera que o Brasil nao vive uma guerra velada e nós não conseguimos aceitar o fato?A China aqui reinou durante seculos. Disputas internas entraram em conflito com uma etnia local, os Trans, que viviam mais ao sul. Os Trans pediram auxilio Francês, e assim comecou a protecao/dominio Francês ao sul. Por ordem da França, as tropas foram ordenadas a sair do país; mas ai aconteceu algo muito interessante: os soldados negaram as ordens, deserdaram da Franca e continuaram no vietnam :) e o imperio Frances no sul caiu as graças do povo. Ai pronto! os Franceses comecaram o domínio e expansao.

Nascia a Conchichina :) isso mesmo, aquela das piadas la no Ceará: "Ah, vai ver se eu estou na cochichina, menino!" O poder corrompe, e o poder logo corrompeu os Franceses. Escravidao e trabalhos forcados criaram guerrilhas para expulsa-los do pais. O povo ja nao os queria la.


no aeroporto, um busto do lider Ho Chi Minh entre a bandeira e simbolos comunistas. lembrancas da antiga URSSUm dia surge da multidao um jovem de classe baixa, trabalhador, idealista e muito carismatico, capaz de mobilizar multidoes onde passava (Lembrou do Lula??) Ele foi para Moscou buscar apoio comunista. Seu nome era Ho Chi Minh e ele estava disposto a liberar seu pais de vez dos invasores.


Os Franceses buscaram ajuda dos Japoneses para dominar o sul. Grande erro. Rapidamente os japoneses dominaram os Franceses e assumiram o controle do sul, para em seguida devolver o dominio aos Chineses.


Sendo assim, a Franca buscou auxilio da Inglaterra. Meses depois os Ingleses aportaram no sul e controlaram parte dele, libertando e unindo-se aos prisioneiros Franceses. Nesse momento no Vietnam surgiu um modelo social completamente sem leis e sem dominio, o chamado Estado de Anarquia. As criancas, nao importam de onde sejam, sempre trazem consigo a esperanca de um futoro mais prospero; aqui nao é diferenteO jovem Ho Chi Minh fugiu entao para as montanhas ao norte. Ingleses e Franceses iniciaram a guerra contra o norte. A missao: Capturar Ho Chi Minh.


E advinhem so!! uma pequena milicia de idealistas com armas rudimentares derrotou o exercito do poderoso Imperio Ingles. Taticas de guerrilha eram sua arma, ninguem conhecia tao bem as montanhas e selvas como eles.


Assistiu ao filme Rambo 2? Do mesmo jeito, mas imagina o Rambo sendo os vietnameses. Eles escondiam-se no solo, na lama, nas arvores... e assim matavam silenciosamente, um por um. A tatica de guerrilha era eficiente e cruel! Conta-se que cada batalha contra um soldado Vietnames morriam 50 soldados ingleses. Ingleses e Franceses sucumbiram e morreram nas selvas. Diante da inevitavel derrota, buscaram um acordo, que dividiu o Vietnam em 2: Norte (os livres e comunistas, liderados por Ho Chi Minh com capital em Hanoi) e Sul (os anti-comunistas com capital em Saigon)

Chegamos aqui em Saigon e esta caindo uma chuva daquelas, mas as meninas ali nao parecem se incomodarNessa epoca nao havia internet, web etc... noticias caminham lentamente e com falsas interpretacoes. Assim elas chegaram aos ouvidos do governo dos Estados Unidos. Então começa agora uma absurda e inumeravel sucessao de erros e falsas interpretacoes dos fatos reais por parte dos Americanos, o que fatalmente desencadeou a guerra do Vietnam, um dos episodios mais violentos do seculo passado!!

Bom...sobre isso a gente fala mais em breve, agora vamos sair para tirar umas fotos ;)