site stats Blog da Scarlet: Cao Dai e Caodaismo em Tay Ninh

Cao Dai e Caodaismo em Tay Ninh


oi tubo bom? eu sou a Wla, que bom que você veio nos visitar! Fomos para Tay Ninh, visitar o templo de uma religiao super curiosa, o caodaismo. La o Deus deles é 'O Olho'.

De acordo com o que lemos no nosso guia, a crenca deles é a seguinte: no inicio de tudo existia o Tao. Entao ocorreu uma grande explosao, e daí nasceu o Yang (O Deus).

Foto de um dos portoes de entrada para o templo principal do Cao Dai
Deus é masculino, e nao pode criar nada novo. Por isso de um pedaco dele mesmo, criou Yin (A Deusa). Com a uniao do Yin e o Yang, apareceram todas outras coisas que existem hoje. Yin é a mãe de tudo.

Os Caoistas, adoram o nosso mesmo Deus Cristao, Ocidental; e a Deusa, a mesma das religioes Orientais e Celtas. Inclusive para Yin, eles ainda deram um nome especial, Mãe Buda. Assim, eles tambem adoram Buda.

Parece piada. As estatuas de Buda e Jesus (de saia), lado a lado, em cima de uma ave Fenix e esmagando uma cobra com os pesUm detalhe: No Budismo todos os Budas sao homens, logo Mae Buda também é homem :) aqui a historia fica complicada de explicar. Mae Buda é masculino; Yin é A Deusa, feminino; Mae Buda e Yin sao a mesma pessoa. Enfim, cada religiao com seu Dogma.

Quando é preciso orar e pedir algo, reza para quem? Ai surge 'O Olho'. O Olho que tudo ve, tudo sabe e tudo pode. Eles rezam para esse Olho.

Essa é a explicacao da religiao.

Agora, a explicacao de como ela naceu, é bem mais realista.

Um cidadao resolveu criar ele mesmo sua religiao. Diz ele que teve a revelacao dessa missao através de um sonho. Reuniu milhares de pessoas que logo tornaram-se seguidores dele. Ele conseguiu arrecadar um bocado de dinheiro para construir um templo, e todos os coitados, que em sua imensa maioria eram pobres, deram sua contribuicao em dinheiro; em troca, o seguidor ganhava um lugar num dos Paraisos e um posto melhor na religiao...Lembra demais Universal do Reino de Deus e o Bispo Edir Macedo.

Entao um dia, com a igreja ja estabelecida, o cidadao se nomeou Bispo e o Bispo precisou de mais dinheiro para construir um templo chamado de o Grande Cao Dai. Com o templo construido, todos foram felizes; e o tal Bispo reuniu o dinheiro... e desapareceu, deixando todo mundo na mao. Olha so.

No topo do templo, O mundo. Acima do mundo, o dragao rosa, acima do dragao rosa, esta o Tao.

Entao, um dos que restaram resolveu nomear-se Bispo tambem; imagina o que vai acontecer?
Ele juntou mais dinheiro para alguma obra lá, e quando atingiu a meta...pegou o dinheiro... e sumiu tambem :)

Diante disso tudo, so havia uma solucao: A igreja nao poderia ficar sem lider; Entao um outro seguidor nomeou-se Bispo :) ... Só que ai o governo entrou no meio da conversa e determinou que 'a piada foi longe demais' e que ele seria o ultimo Bispo da religiao, ninguem mais poderia ser. E ele esta la ate hoje.

O Caodaismo foi feito para pegar gente de varias religioes e agradar a todos: cristaos, budistas, celtas, taoistas. Por isso existe tanta mistura de Tao, com Buda, com Jesus, com a Deusa.


Foto de uma missa. Note os degraus no chao. Cada degrau representa um nivel espiritual mais elevado. e quando mais perto voce senta do Olho, mais prestigio voce tem


O templo é muito curioso. Enorme, na verdade o templo é uma mini-cidade de 2km quadrados. Com figuras muito estranhas: dragoes cor de rosa, uma estatua de Jesus ao Lado de Buda ao lado de Mao-Tse e uma estatua de vários santos, entre eles: Sun Yat Set, um falecido politico chines enormemente adorado aqui na Asia, e Victor Hugo. É....aquele mesmo escritor.

Hoje a igreja nao ganha muito mais adeptos, de tanto problema que ja teve; mas ela é parada obrigatoria como um dos locais curiosos do Vietnam.