site stats Blog da Scarlet: O Massacre de My Lai

O Massacre de My Lai

Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo! Eis uma historia que me chocou profundamente nas nossas andanças por aqui. Passei 2 dias aterrorizados com os fatos que vamos lhes contar agora.

Em 16 de Março de 1968 no vilarejo de My Lai (fala-se "mi-lai"), um pequeno grupamento de soldados norte-americanos executou um dos massacres mais crueis e sanguinarios da historia das guerras. Nao existiam soldados ou grupos armados na pequena vila de camponeses; centenas dos seus habitantes, mulheres e criancas abaixo dos 12 anos de idade sofreram as maiores brutalidades do mundo.

Os Soldados estavam quase a ponto de matar essa familia; quando eu vi, gritei: ESPERE!!!. Entao eles pararam por uns segundos e tirei essa foto. Dei as costas e sai, depois escutei os tiros dos rifles matando todos. Nao tive coragem de olhar para tras. Ha poucos segundos estavam todos vivos. - palavras do fotografo. Essa foto e os olhares das criancas prestes a morrerem é algo q nunca vou esquecer.Apos a ofensiva Tet, a Inteligencia do exercito americano organizou-se um ataque surpresa a uma suposta base da resistencia do Vietnam, supostamente localizada em My Lai.

O grupo de soldados ao chegar lá somente achou criancas, mulheres e idosos. Mesmo assim receberam instrucoes de destruir tudo e todos, o Capitao Ernest Medina ordenou que ninguem deveria sobreviver naquele dia, nem mulheres, nem criancas.

o soldado matou a tiro uma crianca, ela deveria ter uns 2 anos de idade; o irmao mais velho se joga em cima do corpo, e em seguida é executado tambem.Entao comecou uma chacina sem tamanho na historia. Familias inteiras foram mortas, a grande maioria com as proprias maos, ja que nao ofereciam resistencia nenhuma. Soldados estupraram e degolaram mulheres, esfaquearam criancas, e torturaram e estraçalharam idosos. Naquele dias os soldados 'encarnaram e externaram os piores demonios que existem dentro de cada um de nos.'

O massacre somente nao foi maior porque um soldado, Hugh Thumpson Jr, piloto de um helicoptero recem-chegado na guerra viu a cena toda de cima e pousou desesperadamente salvando 15 criancas e mulheres. E mais que isso, ele confrontou os proprios soldados americanos dizendo que se continuassem com aquele absurdo ele mesmo dispararia contra seu proprio exercito.

Esta mae e seus 3 filhos, foram executados segundos depois dessa foto ter sido tirada. O desespero no rosto da mae contrasta com o olhar da crianca em direcao a cameraIsso me leva a crer no seguinte: A guerra realmente mexe com a cabeça das pessoas. Aqueles soldados sanguinarios que estavam ali nao eram mais homens, nao tinham mais alma. A vida nao valia mais nada. Somente o 'heroi' recem-chegado que conseguiu ver a demencia da situacao, e felizmente conseguir salvas algumas vidas. Essas pessoas jamais voltarao/voltaram a ver o mundo com os mesmos olhos, tal qual mostra de forma excelente o filme 'Full Metal Jacket', de Stanley Kubrick.

Porque essa historia foi importante? porque em junho do mesmo ano, essa noticia virou capa do New York Times, e fortaleceu mais ainda o movimento anti-guerra nos Estados Unidos. A massa de indecisos da populacao norte-americana finalmente tomou parte na questao anti-guerra. E as historias das brutalidades norte-americanas comecaram a chegar mais rapidamente aos noticiarios.

Relacao de 4 familias e como elas foram mortas. Note que quase todos sao mulheres, algumas gravidas, e criancas, alguns com apenas 7 meses de idade. Todos mortos esfaqueados, esquartejados, degolados e rasgados na barriga com facasOutra coisa que mexeu com meus brios: A 'frieza' de um fotografo-correspondente de guerra. A maioria dessas fotos foram tiradas com a cena acontecendo o prestes a acontecer. Tem que ter muito sangue frio para testemunhar a cena e nao interferir em absolutamente em nada, mesmo sabendo que um massacre esta ocorrendo diante de seus olhos.

Essas fotos são REAIS, foram tiradas durante, antes ou após o massacre. Algumas são crueis e fortissimas. Outras mais nao colocarei aqui, mas estao no nosso album de fotos do Vietnam. Clique nas fotos para saber mais delas.