site stats Blog da Scarlet: Cingapura atraindo imigrantes, populacao jovem

Cingapura atraindo imigrantes, populacao jovem


Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!Preocupados com a baixa taxa de natalidade e com a população envelhecendo, Cingapura precisa adicionar pelo menos mais 2 milhões de pessoas a sua população nos próximos 40 ou 50 anos. Mas não serve qualquer um para essa tarefa. Por exemplo, o milionário Robert Chandran é o tipo de gente que Cingapura quer para atingir essa meta.

Indiano de nascimento, dono da Chemoil Energy, ele está disposto a trocar seu passaporte Americano por um de Cingapura.

O governo de Cingapura está tão preocupado com essa baixa taxa de nascimentos que a única maneira de se atingir essa meta é chamando imigrantes do nível (leia-se: nível financeiro!) de Chandran. Atualmente a população de Cingapura é de 4 milhões de habitantes.

Para esse "novos Cingapureanos", que podem se dar ao luxo de escolher onde querem morar, a cidade-estado tem muito a oferecer: ar limpo na cidade, cidade super bem arborizada e planejada, boas escolas, serviços de telefonia e internet em excelente nível de preços e acessibilidade, e principalmente, a mordida do "leão" aqui é baixíssima (o imposto de renda aqui é por faixas de renda, chegando no máximo de 20%).

Muitos outros países como Canadá, Austrália e Emirados Árabes também tem seus planos de atrair estrangeiros de ótima qualificação profissional e financeira para atingir os mesmos objetivos; acontece que o caso de Cingapura é distinto; eles tem que adicionar 50% a mais da atual população em apenas 40 anos. Em outras palavras, daqui a 50 anos, existirão pouquissímos "Cingapureanos Puros", já que quase todos aqui e seus filhos serão efetivamente estrangeiros, apenas nascidos aqui.

Veja só, os Cingapureanos verdadeiros dificilmente serão maioria em seu próprio país. Imagina?

E essa situação já está amedrontando muitos por aqui, como eu mesmo posso relatar. Primeiro, o medo de perder seus empregos para extrangeiros melhor qualificados (já que a cultura Chinesa não os prepara para o mundo da criatividade e sim o da ambição) e com aspectos culturais bem distintos (não somos Tão supersticiosos com espíritos e tempo e religiões como eles são). Além do fato de que os ocidentais são extremamente permissivos, nós gostamos do contato com novas culturas e pessoas; ao passo que os Chineses são super racistas e segregadores, principalmente com os de pele escura (indianos principalmente). Fato que todos sabem aqui mas ninguem quer aceitar.

Chineses aqui são 75% da pupolação, Malaios são 14%, Indianos são 9% e outros são 2%. Importante citar aqui, a população de Indianos está crescendo de forma vertiginosa aqui; eu particularmente duvido MUITO que Indianos sejam somente 9%...são pelo menos uns 20% eu diria...mas enfim...

Existem aqui cerca de 110 mil "Ang Mos", ou caucasianos... (categoria na qual eu me incluo) , de acordo com o Ministério do Trabalho; e estes são os vistos como ameaça potencial aos trabalhos dos residentes locais.

Quer tentar ser um cidadão de Cingapura? os critérios são secretos, mas já sabe-se que dados financeiros e background educacional são imprescindíveis. Mas desde já saibam, os diplomas de universidades do Brasil aqui valem o mesmo que uma universidade da Nigéria... infelizmente, pouca coisa.

Esse medo também faz com que a população fique preocupada, afinal eles poderão tornar-se cidadões de segunda-classe em seu próprio país. Uma família mediana em Cingapura faz 3800 dolares por mes, uma estrangeira faz pelo menos 6000 dolares. Se hoje eles já perdem financeiramente, imagina quando mais de "nós" chegarmos por aqui...

Cingapure sempre reforça a idéia de harmonia social e racial - qualquer um aqui que for pego "promovendo" ideiais ou perturbando a paz pública é imediatamente preso. Por isso formam-se uns tipos de "guetos religiosos" por aqui. Principalmente entre os Indianos.

Deixa eu explicar, os Indianos que não são de Cingapura "não se misturam com os Indianos de Cingapura". Então eles ficam aparte da sociedade, e em alguns casos, eles se consideram até mesmo superiores aos Indianos locais...Olha que quem disse isso não fui eu e sim Indranee Rajah, um político daqui.

Esse mês houve uma pesquina de um jornal local, Straits Times, onde 52% da população acha que Cingapura deve parar com essa política de imigração de atrair talentos. A Austrália atrai principalmente Europeus e classe-média-alta latina; aqui Cingapura está atraindo claramente Indianos, por isso esse medo de Indianização daqui.

Outro fator é que o crescimento precisa de lugar pra acomodar essa gente. Cingapura já é o 4o país mais densamente populado do planeta - com 6mil pessoas por kilometro quadrado.

Se continuar com os planos, em 2050, com a população chegando a de 6.500 pessoas por kilometro quadrado; isso é 176 vezes mais que os Estados Unidos, e quase o mesmo de Hong Kong, que é o país do Stress.

Então o que está acontecendo em Cingapura? Incríveis projetos de arquitetura (estão aliás se multiplicando pela Ásia e Oriente Médio) que finalmente estão parecendo um desenho animado dos Jetsons.

Depois falamos sobre essa nova aquitetura super-agressiva dos prédios.