site stats Blog da Scarlet: Como Funciona uma Festa de Casamento Chinês

Como Funciona uma Festa de Casamento Chinês


oi tubo bom? eu sou a Wla, que bom que você veio nos visitar!Essa semana fomos convidados para um casamento chinês. Legal! Mas aí vem a pergunta e a "preocupaçao com o bolso": o que dar de presente?

letreiro de festa de casamento chines

Estamos acostumados a ter uma lista ao nosso dispor com os presentes desejados pelos "pombinho". Aqui, com tantas diferenças e particularidades da cultura chinesa não poderia ser igual. Mas uma coisa é certa: você não precisa se preocupar com a listinha. Aqui nao existe nossa tradicional e conhecida lista de casamento, para evitar que os noivos recebam presentes repetidos ou ate mesmo para direcionar o gosto do casal.

Aqui nao tem isso!! Oba, oba!! ... Oba?? Vamos ver se você continua pensando assim..Não é bem assim.

No Brasil, o casamento é algo planejado com vários meses de antecedência, principalmente porque geralmente são as famílias dos noivos que pagam a festa. Na nossa cultura, a festa é um dos maiores gastos do casamento. E pagos pelos noivos.

Como já dissemos outras vezes aqui no blog, Chinês gosta mesmo é de $$$$$, dinheiro, grana!! E cada vez mais temos provas do quanto isso é verdadeiro.

Explico : Para início de conversa, os noivos saem convidando um por um para a festa. Seja por convite em papel ou boca-a-boca, que alias é o mais comum.

Se você foi convidado para um casamento o presente mínimo por pessoa é 50 dolares, e não é presente propriamente dito, é o dinheiro 'cash'.

Simples: Ao chegar na festa cada cadeira tem um envelope vermelho sobre ela. Antes de sair da festa pegue esse envelopinho vermelho (e sim, tem que ser vermelho, a cor da fortuna na cultura Chinesa), e coloque dentro os seus 80 dolares, depois deixe-o sobre uma mesa especialmente reservada para eles.

No final da festa, cada envelopinho deverá ter 80 dolares como presente dos amigos, 100 dolares dos familiares e 150 dos parentes diretos. Quem foi convidado e não foi para a festa deverá dar o mesmo envelope aos noivos com 50 dolares.

Aí está a pegada: Não importa, se alguém vai casar o objetivo inicialmente é falar do casamento para o máximo de pessoas possiveis. Razão Principal : Quem for convidado, mesmo que seja de boca-a-boca vai ter que pagar. Se não pagar, já sabem....'lose face', que é a pior coisa para alguém aqui.

Isso tem outra implicação: Na quantidade de pessoas que são convidadas, óbvio!!

Nesse casamento que vamos, foram convidadas em torno de 1000 pessoas!!! Bem, agora é fácil entender o motivo de tantos convidados. Se NINGUÉM for, cada um vai ter que dar 50 dolares de qualquer jeito; No final da festa, o casal de pombinhos terá 50 mil dolares para começar a vida juntos. Isso é uma pequena fortuna!!

Obviamente, para atrair mais dinheiro o cardapio também é tradicional com os famosos moon-cakes. Se a família quiser mesmo impressionar, até dança chinesa terá. ...

É...A gente se pergunta: onde fica toda a pompa da humildade da filosofia Budista nessa hora ? "Quando o assunto é dinheiro, todos somos da mesma religião", Voltaire está certo mesmo.

E aí? quem é mesmo o esperto na hora de casar?