site stats Blog da Scarlet: A Historia de Phan Thi Kim Phuc

A Historia de Phan Thi Kim Phuc



Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo! Durante nossa visita ao museu da guerra do Vietnam, em Saigon, tivemos a oportunidade de ver ao vivo dezenas de fotos que foram capas de revistas da época e que ficaram famosas no mundo inteiro e ganharam varios premios, a maioria Pulizter.

Uma das fotos que mais recordo, desde pequeno, é a foto de uma garotinha, correndo nua no meio de uma tropa de militares do exército. Fica claro na foto o sofrimento dela e sua expressão é marcante desde o primeiro momento que colocamos os olhos nela.

A foto da pequena Phan Thi Kim Phuc correu o mundo aumentando ainda mais o poder das manifestacoes anti-guerra e contra a invasao do Vietnam, hoje ela mora no Canada e é uma pacifista mundialmente reconhecida.


Lá no museu, descobrimos que seu nome é Phan Thi Kim Phuc, e ela tinha na época 9 anos de idade. Na foto ela está tentando sobreviver de um ataque de Napalm ao seu vilarejo, Trang Bang. Sua pele está completamente queimada.

Curiosamente tambem passamos no vilarejo onde ela morava quando fomos visitar o templo Cao Dai, mas nao sabiamos disso quando fomos lá.

O fotógrado Nick Ut, da AP (Associated Press), ganhou um premio Pulitzer Prize por essa foto. A imagem a pequena criança correndo, nua e desesperada, com a vila em chamas ao fundo é hoje talvez mundialmente a imagem mais lembrada do vietnam. Já adulta, numa entrevista para a BBC, ela disse que estava gritando: Está quente! esta muito quente!

O fotografo logo após tirar a foto, a levou para um hospital em Saigon e sobreviveu. Nick e ela ficaram bastante amigos depois disso.

Já adulta, ela foi estudar em Cuba e virou celebridade mundial de manifestacoes anti-guerra.

Hoje ela, seu marido e duas criancas moram em Ontario, no Canada, onde receberam asilo politico, conseguindo assim fugir do Vietnam.

No Canada, em 1996, ela finalmente conseguiu falar com os médicos que salvaram sua vida.

Agora uma informacao muito curiosa. O presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, nao acreditou que a foto dela era verdade. Ele disse publicamente que aquilo era 'uma farsa montada para desestabilizar os planos da America na guerra do Vietnam'. Uma lástima saber que tal homem comandou a morte de milhares de jovens americanos por causa de uma briga de poder estupida contra a antiga Uniao Sovietica, URSS !

Pra mim, ele e todos os outros politicos que mandam jovens para morrer em guerra deveriam ir pessoalmente. Vai ver ele tambem nao acreditava que as mortes da guerra eram reais.