O que acontece é que plantadores e o povo das áreas rurais da Indonésia, Sumatra e Borneo ateam fogo nas suas plantações, então a fumaça dessa queimada geral na selva junta com poeira e outros poluentes e num ambiente de ar húmido a fumaça não se movimenta. Por isso ela 'pousa' sobre a cidade.
Países como Cingapura, Tailândia e Malásia chegam a ter uma umidade relativa do ar de 98%, por isso muitas vezes as escolas fecham porque as crianças não conseguem respirar bem e os olhos normalmente ardem.
Para se ter uma idéia de quanto é forte isso, ano passado, na Malásia toda a região que fica perto da fronteira de Cingapura foi paralisada. Empresas, colégios, bancos etc tudo fecharam simplesmente porque o ar estava quase irrespirável, o que causou milhões de dólares em prejuízos e uma agressiva campanha contra essa prática.
Em agosto de 2005, foi decretado estado de emergência nessa região. A situação foi desesperadora que a única coisa que podia-se fazer era rezar por chuva.
De outro lado, na Indonésia, um dos países mais pobres da região, é imensamente difícil fazer a população rural ter consciência dessa prática, por isso todo ano eles repetem as queimadas, principalmente da ilha de Sumatra.