site stats Blog da Scarlet: Haze e fumaça tóxica da Indonésia, Sumatra afeta países vizinhos

Haze e fumaça tóxica da Indonésia, Sumatra afeta países vizinhos

Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!Aqui nessa região da Ásia, todos os anos durante essa época os céus ficam acinzentados e uma forte fumaça, que causa incômodo e mal-estar paira sobre as cidades. Ela é chamada de Haze. E está acontecendo no momento, mas felizmente não tão forte como o ano passado.

O que acontece é que plantadores e o povo das áreas rurais da Indonésia, Sumatra e Borneo ateam fogo nas suas plantações, então a fumaça dessa queimada geral na selva junta com poeira e outros poluentes e num ambiente de ar húmido a fumaça não se movimenta. Por isso ela 'pousa' sobre a cidade.



Países como Cingapura, Tailândia e Malásia chegam a ter uma umidade relativa do ar de 98%, por isso muitas vezes as escolas fecham porque as crianças não conseguem respirar bem e os olhos normalmente ardem.

Para se ter uma idéia de quanto é forte isso, ano passado, na Malásia toda a região que fica perto da fronteira de Cingapura foi paralisada. Empresas, colégios, bancos etc tudo fecharam simplesmente porque o ar estava quase irrespirável, o que causou milhões de dólares em prejuízos e uma agressiva campanha contra essa prática.

Em agosto de 2005, foi decretado estado de emergência nessa região. A situação foi desesperadora que a única coisa que podia-se fazer era rezar por chuva.
De outro lado, na Indonésia, um dos países mais pobres da região, é imensamente difícil fazer a população rural ter consciência dessa prática, por isso todo ano eles repetem as queimadas, principalmente da ilha de Sumatra.