site stats Blog da Scarlet: A primeira vez que a televisao mostrou a morte ao vivo

A primeira vez que a televisao mostrou a morte ao vivo


Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!O ano é 1968. O local é o Vietnam. O momento é durante a Ofensiva Tet, um dos momentos mais marcantes da guerra do Vietnam. General Nguyen mantem sua arma apontada para a cabeça de um prisioneiro Viet Cong.

General Nguyen mantem sua arma apontada para a cabeça de um prisioneiro Viet Cong. Essa foi a primeira vez que a televisao mostrou a morte ao vivo

Durante a ofensiva Tet, a rede de TV NBC transmitia direto de Saigon o que eles acreditavam ser o final da guerra. Ao contrário do que muitos imaginavam, o que está sendo executado é um vietcong, e o executor é aliado dos Estados Unidos.
A transmissão foi rápida, o cinegrafista deu um giro de câmera e coincidentemente estava essa a cena enquadrada na tv de milhões de norte-americanos esperando por notícias sobre a guerra. De repente....o disparo. Sangue jorrado por toda parte.
Ninguém esperava, ninguém planejou isso. E ele foi morto ali mesmo, chocando milhões na TV. A televisão e a tecnologia pela primeira vez na história traziam ao vivo e em rede nacional uma morte, crua e nua para todos testemunharem. Ali, naquela hora. As transmissões foram abruptamente encerradas e a TV saiu do ar momentaneamente. Ninguém mais estava inocente com a guerra.
Dias depois começavam as primeiras manifestações pacifistas e anti-guerra, com o lema "say no to war" em San Francisco, New York e Washington.
"O General matou um viet cong; eu matei o General com minha camera. Fotografia é a arma mais poderosa do mundo. Pessoas acreditam nas fotografias, mas as fotos tambem podem mentir. Elas são meias-verdades. E se voce fosse o General, naquela época, naquela situacao, com o bandido mais procurado da época, logo após ele matar 5 Americanos, o que voce faria? será que voce tambem nao puxaria o gatilho?" - Disse Eddie Adams em defesa do General Nguyen, e fotógrafo que por um momento desses de extrema sorte conseguiu captar a exata foto no exato momento da execução e que posteriormente ganharia o Prêmio Pulitzer de fotografia daquele ano.
Essa é Saigon. E é para lá que estamos indo. A partir de sexta o blog será atualizado de lá.
Até mais pessoal :)