site stats Blog da Scarlet: 11/01/2006 - 12/01/2006

Sistema Educacional e Pressão nas Crianças



Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!Essa semana houve uma reportagem que vi nos num jornal aqui sobre crianças de 12 anos de idade que sofrem disturbios emocionais pelo que eles chamam de teste PS, uma espécie de vestibular para crianças de 12 anos nos colégios. Algumas crianças nessa semana inclusive tem crises de choro de acordo com a data que vai se aproximando.

Pode parecer estranho (??) mas o exame consiste em saber se você aos 12 anos de idade está no mesmo nível escolar de outras crianças de 12 anos de idade?

O Ministério de Educação disse que não há nada de errado nisso, o exame existe já fazem alguns anos e eles acham importante esse 'dado de avaliação'; mas a questão aqui não é o exame, e sim o que essas crianças estão aprendendo? ou ainda mais, que valores elas estão cultivando para o futuro?

Interessantemente, essas mesmas crianças chegam as universidades e vão estudar, quase como via de regra aqui, na Europa ou Austrália, e lá, com um sistema educacional beirando o ótimo, eles percebem que a performance não se baseia na verdade num 'score' que você atinge nas provas. Em testes aplicados, Asiáticos normalmente são os primeiros da classe; mas em interação, em criatividade, em construtivismo estão bem distantes dos seus colegas. Muito distantes.

Não estou dizendo que as crianças de 12 anos de idade devem entender o sistema de notas, mas no meu ponto de vista é preocupante que elas já sofram desde bem cedo essa pressão da sociedade por resultador. Acredito que crianças nessa idade não devem perder noites de solo ou chorando desesperadamente por causa de ranking no colégio. Quando se tem 12 anos, chora-se porque ele quebraram seu brinquedo favorito, ou porque perderam-se dos pais num shopping center ou porque fizeram alguma travessura...mas não por causa de um ranking escolar!

Mas isso não é 100% culpa do sistema educational de Cingapura; Aqui isso não é perfeito, mas também não é necessariamente ruim, mas como em outras áreas sociais eles tem uma enorme dificuldade e achar o meio termo. Por isso a partir do próximo ano vários especialistas principalmente vindos da Europa estarão trabalhando aqui junto com o Ministério da Educação para reformular o curriculum escolar. Curiosamente, a principal mudança é tirar esse ranking escolar aos 12 anos de idade.

Entretanto não quero dizer que os exames escolares não são importantes, mas obviamente a enfase está sendo aplicada no local errado. Claro que ter uma ótima nota no colégio não é bom, mas se pararmos para pensar..putz, são de crianças que estamos falando! Deveriam estar expostas a outro tipo de educação, tipo atividades fora da sala de aula, brincando, fazendo travessuras, ocupando suas mãos e mentes com a natureza, e não trancadas 8 horas em salas de aula memorizando coisas.

Dia desses vi num site brasileiro a notícia de um incrível jovem chinês que conseguiu calcular 67 mil dígitos decimais no número Pi!!! Bom, é assim que a notícia chega no Ocidente; mas nós que moramos aqui sabemos que na verdade ele passou os últimos meses de férias dele trancado no seu quarto apenas comendo, bebendo água...e memorizando números. Na verdade ele não calculou nada; só para se ter uma idéia de como é valorizado a memorização aqui como método de medir inteligência.

Sim, aqui mais do que em vários locais do mundo (inclusive no Brasil e o nosso famoso vestibular), boa memorização é sinal de inteligência. E os pais são orgulhosos de seus filhos de 15 anos de idade que já resolvem várias equações complicadas e integrais sem problemas de regras ou fórmulas.

o que nos leva a questionar outra coisa: Não seria isso também culpa dos pais? Que incentivam esse sistema para depois 'exibirem' seus filhos como troféus de inteligência?

Crianças somente crescem uma vez na vida, e pelo que sei não há necessidade de submete-los a tal pressão nessa hora. Talvez seja a cultura Chinesa do Kiasu que é extremamente forte na Ásia.

Obviamente nem todos os pais são assim. Nós conhecemos pais que levam seus filhos para o zoológico, deixam eles jogarem futebol de pés descalços no prédio, brincam com eles na areia e fazem palhaçadas. Essas já crescem sabendo que a vida deles, em momentos de crise, não vai oferecer um teste de memorização para salvá-los. E vejam só, o que há de comum nesses pais aqui? São todos pais que viajaram bastante para outros paises. A exposição a outras culturas mudou a concepção deles (ou de seus pais) a tempo.

Crianças não precisam de rankings escolares, precisam de amor e travessuras. E todos nós precisamos viajar mais e conhecer o mundo.

O Voo do Jika - por Ondjaki


O Jika era o mais novo da minha rua. Assim: o Tibas era o mais velho, depois havia o Bruno Ferraz, eu e o Jika. Nós até às vezes lhe protegíamos doutros mais-velhos que vinham fazer confusão na nossa rua. Hoje pensar no Jika é lembrar-me dele com muita ternura. Por várias coisas.

O almoço na minha casa era perto do meio-dia. Às vezes quase à uma. Ao meio-dia e quinze, o Jika tocava à campainha.

- O Ndalu está? - perguntava à minha irmã ou ao camarada António.
- Sim, está.
- Chama só, faz favor.

Eu interrompia o que estivesse a fazer, descia.

- Mô Jika, comé?
- Ndalu, vinha te perguntar uma coisa.
- Diz.
- Hoje num queres me convidar pra almoçar na tua casa?
- Deixinda ir perguntar à minha mãe.

Entrei. O Jika ficou ansioso na porta, aguardando a resposta. Quase sempre a minha mãe dizia sim. Só se fosse mesmo maka de pouca comida, ou muita gente que já estava combinada para o almoço. Se a Avó Chica viesse, ia trazer também a Helda, e assim já não ia dar. Mas normalmente a minha mãe dizia mesmo «sim». E ficava a rir.

- A minha mãe disse que podes - eu disse também contente.
- Ah é? - ele pareceu surpreendido. - E a que horas é que vocês vão almoçar?
- Ao meio-dia e meia, Jika.
- Então vou pedir na minha mãe.

Deixei a porta aberta. O Jika devia voltar sem demora quase nenhuma. Ouvi ele gritar contente, cá de baixo, na direcção da janela do quarto da mãe dele:
- Maaaaãe!, a tia Sita me convidou pra almoçar na casa dela. Posso?
- Podes. Mas vem mudar essa camisa suada.

O Jika deu uma esquindiva, fingiu que já tinha mudado, veio a correr numa transpiração respirada. Contente. Olhos do miúdo que ele era. Fosse o melhor programa da semana dele. E eu, mesmo miúdo candengue, fiquei a pensar nas razões do Jika não gostar nada de almoçar na própria casa dele.

O Jika tava habituado a muita gasosa. Nesse tempo, se houvesse gasosa na minha casa era pra dividir. Como nós éramos três, eu e duas irmãs, quando o Jika vinha almoçar, até a divisão corria melhor. Ele por vezes queria fugir desse ritual:

- Tia Sita, posso beber uma gasosa sozinho?
- Sozinho bebes na tua casa - a minha mãe respondeu. - Aqui divide-se.

Depois do almoço, o Jika disse que ia a casa dele buscar «uma coisa». Eu fiquei à espera, no portão aberto. Prometeu não demorar. Voltou com a tal coisa escondida debaixo do braço, e entrámos rapidamente na minha casa. Subimos ao primeiro andar, fomos até ao quarto da minha irmã Tchi, e saltámos da varanda para uma espécie de telhado. Aproximámo-nos da berma. Lá em baixo estava a relva verde do jardim. O Jika abriu um muito, muito pequenino guarda-chuva azul.

- Põe a mão aqui - ensinou-me. - Agora podemos saltar.
- Tens a certeza? - olhei lá para baixo.
- Vamos só.

E saltámos.

Hoje lembrar isso faz-me cair num brilho de lágrimas antigas e sorriso tipo cacimbo sonhado ou algo que fosse igual a isso mesmo. A infância é tão bonita. Caímos juntos na relva, magoamo-nos um bocadinho, mas sobretudo rimos. Mas o Jika teve outra ideia.

- Calmo só, mô Ndalu. Vou na minha casa buscar um maior.
- Não, Jika, desculpa lá. Vais saltar sozinho, eu já num vou saltar mais de guarda-chuva.
- Nem num bem grande que tenho, daqueles da praia, anti-sol e tudo, colorido tipo arco-íris?
- Nem esse!

O Jika ficou desanimado. Sem outras propostas para brincadeiras perigosas, decidiu ir pra casa. Ao cruzar o portão, falou ainda:
- Posso te perguntar uma coisa?
- Diz, Jika.
- Amanhã num queres me convidar pra almoçar na tua casa?


Ondjaki nasceu em Luanda, em 1977. Ficcionista e poeta. Escreve para cinema e co-realizou um documentário sobre a cidade de Luanda (Oxalá cresçam Pitangas - histórias de Luanda, 2006). É licenciado em Sociologia. Alguns livros seus foram traduzidos para francês, espanhol, italiano, alemão e inglês

Religião, Islam e Mulçumanos na Ásia


Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!A Holanda vai se juntar ao coro iniciado pela Itália e vai começar a proibir o uso da burca em locais públicos. Depois falamos sobre isso e como funciona aqui.


15 minutos de fama via fraude em blog


Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!Acabou de passar uma reportagem na TV sobre a eleicao dos melhores Blogs do mundo, muito blog legal para visitar em varias linguas. Uma coisa que me chamou atencao no meio da reportagem: os casos de fraude.

Infelizmente, segundo a reportagem, a maior fraude do concurso foi o blog das garotas que dizem ni. Aparentemente todos os milhares de votos que esse blog recebeu na categoria 'escolha popular' foram de 6 ou 7 enderecos fixos. Ou seja, foram as mesmas pessoas sempre entrando na pagina do concurso e votando nelas.

Bom, acho que agora o blog delas recebeu exposição mundial, e como diria Wally Salomao:"a memória é uma sala de edição". Se foi mesmo planejado isso, não sei..Mas que fique claro: as meninas são talentosas na escrita, sem dúvida :) Então que fique o mérito, ou pelo menos a estratégia de aumentar a visibilidade. oras:) e deu certo.

A votação mesmo assim foi computada e mantida para o blog delas, mas a equipe da competição falou que no próximo ano vão tomar providências para que casos como esses não se repitam mais.

Enfim...barco pra frente.

Video, Saigon, Vietnam



oi tubo bom? eu sou a Wla, que bom que você veio nos visitar! Um vídeo que fizemos em Saigon. Tentamos passar o "charme" que é o transito do Vietnam, e acreditem...andamos de motinha :-)



E então, gostou de conhecer o Vietnam com a gente?

Natal na Ásia, em Cingapura

oi tubo bom? eu sou a Wla, que bom que você veio nos visitar! Por aqui o Natal já está começando. As principais ruas enfeitadas, promoções e mais promoções nos mais de mil shoppings da cidade e muita mas muita gente comprando. Essa é a Orchard Road, um dos lugares com maior concentração de shoppings e com lojas de grifes famosas e caras: Giorgio Armani, Louis Vuitton, Gucci, Dior, Prada, Rolex, Polo Ralph... isso é assunto para outro post!!

E você pode perguntar: Mas Natal entre chineses? Sim... Mesmo com a população formada por 3/4 de Chineses e apenas 14,6% de cristãos, aqui o Natal é mais um grande negó$io em uma população altamente consumista.

O clima natalino? Bem, acredito que isso eles não sabem mesmo o que é. O que vale mesmo é comprar com bons descontos ;)

E nesse Natal e Ano Novo estaremos na nossa terrinha!!! Eita coisa boa!!

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Para seu conhecimento:

Chineses - 75% / Malaios - 14% / Indianos - 9% / Outros 2% / (Censo de 2005)

Budista- 42.5% / Cristão - 14.6% / Islã - 13.9% / Taoista - 8.5% / Hinduista - 4% / Outras religiões - 1.6% / Sem religião - 14.8% / (Censo de 2000)

Eu Bebi Sangue de Cobra em Saigon, Vietnam



Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!Você gosta de vinho? Chardonnay, merlot, cabbernet? e que tal vinho de cobra? ou ainda, que tal sangue de cobra? Pois aqui é o que mais se bebe.

Muita gente detesta cobras, se você for um desses você vai perder uma experiência muito interessante no Vietnam, onde existem cobras por todos os lados. Criadores de cobra, vendedores de cobra, restaurantes com carne de cobra...e até vinho de cobra. E é desse vinho que quero falar.

O vinho de cobra é vendido por galão, com umas 30 cobras dentro, mortas claro. A conversa que tem por lá é de que a carne de cobra é ótima para todo tipo de doença e fraqueza. Quem é da época do biotônico fontoura sabe do que estou falando.

Especialmente na parte mais rural, existem vilas inteiras que vivem desse comércio. Aqui também os Chineses adoram essa especiaria; aliás aqui em Cingapura existe até vinho de pênis de boi.

Como é feito o vinho de cobra? Na verdade é arroz de vinho, com uma ou mais cobras mortas dentro da garrafa. Quanto mais venenosa for a cobra, mais gostoso e poderoso (do ponto de vista curandeiro) o vinho fica. E a cobra preferida para essa bebida é a Naja. Não somente porque ela é disparado a cobra que tem uma exata forma de poder, como também pelo fato de ela ter sido abençoada por Buda, de acordo com os Budistas.

Então eles vão enrrolando as cobras dentro da garrafa e jogando pimenta, folhas, e um bocado de coisa.

Eu lembro de alguns anos ter recebido um email com umas fotos desse vinho, que na época não sabia se aquilo era mais um boato de internet ou não. Bom, agora eu mesmo comprovei que não só é verdade como também é muito popular no sudeste Asiático.

Tem também uma versão mais light, com umas garrafinhas de bolso. Se fosse no Ceará a gente chamaria de 'meiota' ou 'celular'...de cobra, claro.

Ah...mas o melhor ainda está por vir. Vinho de cobra é algo chique. Para tomar em restaurante, ou jantar ou algo casual. Se o seu problema é sério mesmo? Reumatismo, dor nas costas, fadiga, mal estar, impotência, então o seu remédio é o 'Vital'.

Sendo direto e ligeiro: Vital é sangue de cobra. Simples assim!

Como assim sangue de cobra? fácil! Pegam a cobra, matam e retiram o sangue dela numa garrafa. Não dá para ser mais natural que isso. É mais forte que viagra! E vende que nem coca-cola.

Bom, eu estou levando uma garrafinha dessas lá pra Fortaleza agora no natal. E todo mundo vai ter que pelo menos provar um pouquinho lá em canoa Quebrada!! Exceto aqueles que lerem esse post, porque esses sortudos vão manjar que o 'suco de framboesa asiático' que vou fazer na verdade é sangue de cobra.

Mau Uso da Internet Aqui dá prisão, cadeia



Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo!E lha que nao estou falando de roubo de senha de banco, ou pornografia infantil... crimes de internet aqui englobam muito mais que isso. Coisas bem comuns no Brasil aqui são atos criminais.

No Brasil está havendo um debate sobre uma lei que permite um maior controle dos sites brasileiros e internet brasileira, algo que está sendo tambem alvo de muita controvérsia. Bom, aqui em Cingapura a internet já é controlada. Inclusive as penas são, como sempre, duríssimas.

Por exemplo, não é sempre, mas de vez em quando a polícia de cybercrimes faz uma blitz e prende gente que faz o que no Brasil acontece todo minuto: download de música em mp3.

No mês passado, 7 casas sofreram uma revista da polícia e os donos dos computadores foram presos. Os laptops e computadores também sofrerão investigação da polícia. 5 homens e 2 mulheres, entre 14 e 32 anos. Aos olhos da lei local, eles agora são criminosos.

Outro grande problema estão nos laptops apreendidos. Porque aí a polícia vai verificar se os programas instalados são de fato originais. Se houver alguma cópia pirata, vai piorar o caso deles. Se tiver fotos pornográficas ou com 'conteúdo inapropriado', então a situação passará a ser gravíssima.

O que significa conteúdo inapropriado? é por exemplo você ter fotos digamos 'um pouco mais a vontade'. Inclusive as fotos podem ser suas. Não interessa, você está se comportando de maneira inapropriada para a sociedade daqui, essa é a visão.

Com isso a polícia quer mandar um recado para todos aqui. Quem quebra essa leis sofrem duras consequencias; as leis aqui sim são aplicadas, inclusive indo para a prisão. E os crimes na lei local não expiram, como no Brasil que você pode voltar a ter a ficha limpa depois de alguns anos.

Mas no Brasil também temos nossas leis malucas; por exemplo, você pode matar alguém, mas se for a primeira vez (?!?!) então você é chamado de 'primário' e você pode inclusive pagar a pena em fiança, em regime semi-aberto ou em casa, se tiver um bom advogado. Entretando, se você matar um beija-flor ameaçado de extinção, aí é cadeia, e crime inafiançável.

Mas voltando ao caso daqui. Como funciona a blitz? aparentemente o Governo pode escutar as conexões de todo mundo da internet, e é possível saber em quais sites você navegou.

Por isso sites como playboy e diversos outros são proibidos de serem acessados aqui. se acessarmos algum desses sites aparece uma mensagem do governo de Cingapura dizendo que esse site é excluído por uma tal de lei dos direitos digitais e princípios tais.

Outra coisa, para ter acesso a internet, desde casa em Cingapura, é preciso ter um equipamento chamado router, que é baratinho, coisa de 40 dolares mas é dado de graca pelas empresas de internet. Esse equipamento é único por endereço e casa; assim o governo pode saber que a casa 765 na rua 887 no dia 14 de outubro de 2005 acessou os sites tais, tais e tais; e que nesse mesmo dia ele baixou da internet as musicas tais, tais e tais. E ainda estão discutindo sobre controle de internet no Brasil;Quer mais controle do que isso?

E assim acontecem as blitz. A do caso que falei agora a pouco, aconteceu durante uma noite de domingo. A polícia bateu la na casa deles e os levaram presos.

Fazendo uma pausa para reflexão...essa é uma idéia que para alguns é EXTREMAMENTE ASSUSTADORA! Pelo menos para nós que viemos de um país tão liberal. Eu particularmente só fiquei sabendo dessas coisas depois que cheguei aqui. Aliás é bastante provável que tenha muita gente (extrangeira) que cometem vários crimes aqui sem mesmo saber.

Todos esses crimes são definidos numa lei chamada aqui de Sedition Act, algo como o que o governo dos Estados Unidos fez na época dos ataques de 9/11, com o Patriot Act. O Sedition Act tem poderes inclusive para julgar e condenar criminalmente alguém pelos seus posts em blogs.

Mas aqui tem uma coisa (entre muitas também) bem legal, que é a internet wireless (ou sem-fio) em quase todo o país. É possível você onde estiver ligar seu laptop / notebook e sair navegando pela internet, de graça pela internet oferecida pelo Governo, que agora tem uma rede a parte. Muita gente faz isso nos ônibus, restaurantes, nas praças, na praia etc. Internet aqui é algo extremamente acessivel e popular e agora oferecida pelo governo gratuitamente pelos próximos 2 anos.
Entretanto....se você for pego acessando tomando carona na internet de alguém, adivinha o que acontence? multa e cadeia!

Saudades de Sampa!! Quase todas as noites saiamos de casa para passear na Paulista...Muitos me chamam de doido, mas a verdade é que sou apaixonado por Sao PauloEm São Paulo, quando a gente morava na Alameda Jaú esquina com Alameda Campinas (eita saudades de Sampa!!!) internet também era mais ou menos assim. Já que tanta gente naquela região perto da paulista tem internet sem-fio, a gente sem problemas podia abrir o notebook e entrar na internet dos outros sem problemas; as vezes para ver ou mandar um email, as vezes so para passear na internet mesmo; eu mesmo já vi inúmeras vezes quantas pessoas se conectavam na internet da gente...e eu nem me importava. Não me importava justamente porque era algo comum, e depois quando eu queria também podia usar a internet dos outros...e no final das contas o legal é isso: liberdade de acesso e ser 'chique' porque morávamos num lugar onde ter e acessar internet era algo tão trivial, fácil e gostoso como comer uma pizza paulista. E todo mundo tinha acesso.

Aqui não tem isso. Quem fizer isso está incorrendo em crime, de até 5 anos de cadeia. Semana passada, um jovem de 17 anos foi preso porque acessou a internet do vizinho. Ele foi o primeiro caso de muitos que provavelmente aparecerão (ou não). E por isso o Governo mandou uma mensagem forte através do caso dele: vai ser julgado a levar 3 anos de cadeia para o rapaz. Para não ser preso naquele exato momento, ele teve que pagar multa de 5 mil dólares. O julgamento começa na próxima semana e se condenado leva 3 anos de cadeia e de novo multa de mais 8 mil dólares.

Nesse caso a polícia não tem como detectar se você usou a internet de alguém; então como ele foi identificado e preso? ... essa questão dá muito espaço para reflexões, hein?


Eu Amo o Brasil, I Love Brazil

oi tubo bom? eu sou a Wla, que bom que você veio nos visitar!

O rapaz tem razão...e não dá para ser mais direto que isso!

Feliz Natal, Aviao e Passagem


Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo! Se tem que voltar todo ano para o natal no Brasil, lembre-se que a passagem sai por uma merreca de...*&^%! mil dolares.

é casado? entao sai 2 x *&^%! mil dolares. E nao esqueca de levar presentes para o povo:)
Se alguem tiver dica de voo Cingapura-Fortaleza, manda ai!!

Mas ai eu sempre lembro de algo que escrevi num papel. Sempre salva meu dia. Uma das melhores coisas que fiz foi ter escrito isso para lembrar nessas situacoes!

Mas quer saber de uma coisa, sempre que temos uma situacao dificil de resolver envolvendo dinheiro, simplesmente coloque esse dinheiro numa mesa e pergunta a si mesmo: OK, Aqui quem é que controla quem?

Quando o Sexo fica Proibido, Mesmo Entre Casais



Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo! Imagine você tirando férias com sua esposa/namorada, reservou hotel na praia e tudo mais...e de repente no meio da madrugada, você acorda, estão batendo na sua porta e é a polícia, e ali mesmo você vai preso porque estava no mesmo quarto que sua companheira?

A historia foi o seguinte: Fomos para o Vietnam, enquanto que um outro casal amigo nosso foi para a Malasia, mais precisamente para a ilha de Langkawi, dita turistica.

Quando voltamos fomos falar das coisas que vimos cada um em sua viagem; e soube do seguinte. Um casal norte-americano, na faixa dos 60 anos de idade, foi preso por causa de uma lei islamica chamada khalwat, ou lei de proximidade. Ela informa que é proibido entre homem e mulher ficarem próximos se não forem casados ou prometidos um ao outro (como nos casamentos arranjados dos mulçumanos). E a lei é bem mais rigida: Não pode nem ficar no mesmo quarto com ela; exceto se eles tiverem em mãos o certificado de casamento para provar que são realmente casados.

Agora imagina a situacao:
- um casal de idosos acordado abruptamente do conforto de seu quarto de hotel pela polícia de um país desconhecido;
- ser acusado publicamente de sexo ilegal e devassidão, mesmo sendo ambos de 60 anos de idade e casados a mais de 40 anos;
- sendo ambos avô e avó, tendo que ficar pelados, somente coberto por lençóis numa delegacia LOTADA de homens. Os islâmicos e sua cultura são notadamente machistas, observando ambos.

Não sei, mas eu refaria totalmente meus planos de visitar tal lugar num futuro próximo.

Ou seja, está ai uma dica para quem for visitar a Malásia: Tragam certificado de Casamento!!

Aliás, para quem não sabe, aí vai outra: A policia da Malasia tem ordens de 'shoot-to-kill' (permissão de matar) qualquer um que for suspeito de ter uma arma de fogo e mãos.

Conversando com um amigo da Malasia, ele confirmou tudo isso, e até me disse: ter arma de foto em casa é o mesmo que ser condenado a pena de morte. Se a policia te ver, vai atirar para matar mesmo.

Outra coisa: o casal da história nem mesmo é Mulçumano; estavam de férias lá depois de ver tanto a campanha do ministério de turismo da Malásia. Não importa a sua religião, na Malasia todo mundo está aparentemente obrigado a seguir as leis islamicas... Essa idéia sim assusta.

Como sabemos, o Islam é pode ser muito restrito, e a Malasia é muito Islamica.

Confesso que já foi bem pior pra gente, ter que se acostumar com as leis, em geral bem castradoras, mas há também umas leis novas e polêmicas. Bom...Polêmicas para quem mora fora daqui, já que aqui é proibido protestar.

E o mais curioso de tudo? É que o governo da Malásia está chamado o ano de 2007 o ano do turismo deles, com a campanha "Malaysia, truly Asia" (Malásia, a Verdadeira Ásia), com uma série de comerciais na TV usando como carro chefe a mundialmente conhecida Michelle Yeoh.

Bom...Certamente a Malasia é muita coisa (inclusive com as torres Petronas e tudo mais), mas Ásia não é verdadeiramente só isso.

Criancas e a Guerra

Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo! Para fechar essa parte da nossa viagem pelo sul do Vietnam : Se você pedir para crianças vítimas de guerra ou que tem familiares que foram vítimas da guerra para desenhar o que significa a guerra para elas, o que elas desenhariam?
Essas foram as respostas de algumas delas.


desenhos de criancas sobre a guerra do vietnam e o que representam para elas desenhos de criancas sobre a guerra do vietnam e o que representam para elas desenhos de criancas sobre a guerra do vietnam e o que representam para elas

desenhos de criancas sobre a guerra do vietnam e o que representam para elas desenhos de criancas sobre a guerra do vietnam e o que representam para elas

desenhos de criancas sobre a guerra do vietnam e o que representam para elas desenhos de criancas sobre a guerra do vietnam e o que representam para elas desenhos de criancas sobre a guerra do vietnam e o que representam para elas



Com isso finalizamos a viagem pelo Vietnam. Estamos agora voltando para a 'vida real' no 'paraiso onde tudo é perfeito': Cingapura. Segunda-feira tem mais.

O uso de armas quimicas e do Agente Laranja no Vietnam



Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo! Um pouco como esperado, essa viagem por Saigon e Vietnam do sul é algo que como 'turismo de guerra'. Mas não é bem a guerra de uma maneira como a gente imaginava. De certa forma, é na verdade uma viagem sobre guerra, mas principalmente lembrando que durante guerras não há vencedores e vencidos; somente sobreviventes.

Acho legal que o governo tenha conseguido conservar, com os poucos recursos que eles tem, a grande maioria dos sítios bélicos da epoca. E principalmente, convertido isso como forma de campanha de conscientizacao anti-guerra. Por exemplo, la mesmo em Saigon, visitamos uma sala do museu da guerra que fala sobre guerra química. É realmente uma experiencia e tanto. Principalmente porque todos nós, sempre ouvimos falar das terriveis armas de guerra mas poucos de nós tivemos a oportunidade de entender o que é, porque é, como é delas. Uma dessas é o agente laranja, tão comentado durante os anos 80.

O agente laranja é na verdade um herbicida desfoliante extremamente forte, e que foi utilizado pelo exército dos Estados Unidos aqui, e era parte do que eles chamavam 'herbicidas arco-iris' (rainbow herbicides).

bandeira pacifista utilizada durante os protestos contra a guerra anos 70 contra o uso de armas quimicas em humanos
Existiam o agente laranja, purpura, rosa, azul, branco e verde, todos eles causam cancer se expostos a humanos. E pior, eles sao transferidos geneticamente. Ou seja, um homem ou mulher que é exposto a um desses agentes, alem de sofrer seus males ainda transferem suas agruras para as futuras geracoes. Os filhos dessa geracao nascem com varios problemas desde cegueira, cancer, tumores ate mutacoes geneticas.

Porque utilizaram isso?
Os Americanos estavam perdendo a guerra, e perdendo feio. O poderoso armamento norte-americano simplemente nao fazia efeito contra as taticas de guerrilha. Principalmente depois da ultima invencao Vietnamita, os tuneis de Cu Chi.

escrito: a cor purpura devoradora-de-gente. Ali ficava o agente purpura. Os avioes passavam voando em cima dos vilarejos e cidades despejando esse 'inseticida' nos humanos A ideia dela era exterminar as plantacoes e matar a selva que protegia a resistencia vietnamita; mas depois ficou claro que, assim como também vimos nos campos de concentracao nazistas, a ideia era exterminar humanos como se fossem insetos. Acabar com qualquer possibilidade de vida naquele solo infectado por armas quimicas. De novo, foram essas mesmas armas quimicas que George Bush estava procurando no Iraque de Saddam Hussein.


varios exemplares de arms quimicas de mao. Elas eram jogadas dentro de casas e nos tuneis subterraneos para atingir mais precisamente o inimigoMas desta vez, o feitico virou contra o feiticeiro. E tambem os soldados norte-americanos que ficaram expostos a mais essa absurda arma de exterminio, tambem voltaram para suas familias trazendo consigo esse 'demonio interior'. Hoje é comum ver filhos, netos e ate bisnetos de veteranos de guerra do Vietnam mutilados, cegos, deficientes físicos e com anomalias no corpo. Com leucemia, esterilidade, problemas de coordenacao, e diversos tipos de cancer (testicular, pancreas, retal), diabetes e tumores no cerebro.

Fotos de pessoas atingidas por armas quimicas durante a guerra. Parecem que estao mortas ou em decomposicao, na verdade os gases quimicos penetraram no corpo deles e desfoliaram sua pele e agoram vivem carregando essa marca para sempre e seus filhos e netos tambem nascerão com várias deformidadesOs norte-americanos perderam a guerra, mas não perderam a viagem; e lançaram mão de uma das armas mais crueis: matar gente com gás. Comparando as proporcoes, eles transformaram o norte do Vietnam numa camara de gás a ceu aberto onde tudo e todos que estavam expostos deveriam morrer de alguma maneira. O uso de armas quimicas marcou a retirada das tropas do Vietnam e o inicio de uma nova geracao de armas de guerra, onde nada explode, nao existe fogo, nao existem explosoes, mas por meio do gás tudo morre.

Os Tuneis subterraneos de Cu Chi durante a guerra do Vietnam



Ola amigo, tudo legal? Eu me chamo Edge. Seja bem vindo! Fomos em Cu Chi, 2 horas de carro saindo de Saigon, onde os Vietnamitas fizeram tuneis subterraneos para a guerrilha contra o exercito americano. Fica 1 hora a mais de distancia ao sul de Tay Ninh

É uma obra de pura e incrivel engenhosidade, e demonstra como a inteligencia do povo do Vietnam conseguiu prevalecer sobre o poderoso exercito norte-americano e seus constantes ataques, principalmente aereos.
no caminho encontramos diversos campos de arroz e bufalos d'agua
A ideia era a seguinte, construir tuneis subterraneos por onde os soldados cobrissem enormes distancias sem serem notados pelo exercito inimigo. E a ideia deu super certo. Imagina que um pelotao do exercito esta andando pela selva. Logo apos o ultimo soldado do pelotao passar por uma saida do tunel, saia dele um soldado do Vietnam. Esse soldado, silenciosamente ia matando um por um os americanos...somente apos a morte de 15 ou 20 eles conseguiam notar o que estava acontecendo.

essa era uma das varias armadilhas utilizadas. Um piso falso na selva. Os soldados americanos pisavam, a plataforma disfarcada girada e ele caia num buraco cheio de estacas com mais ou menos 1.5 metros Os tuneis tem 6 niveis debaixo do solo. O que é arquitetonicamente uma construcao alem de absurda, altamente perigosa e extrema. Cada nivel é cada vez mais estreito e baixo. A partir do 3o nivel, nenhum soldado americano com seu porte era capaz de entrar nele. O nivel maximo do tunel chegava ate 15 metros abaixo do solo. Em cada nivel a altura do tunel era cada vez menor. Somente os bastante magros e pequenos eram capazes de seguir ali.

E ali debaixo do solo, eles viviam durante dias, meses. Existiam casas com quartos, cozinha, banheiro e tudo mais. Eles planejavam a regiao onde iam atacar, entravam no solo e dias depois apareciam no subterraneo da cidade. Criancas chegaram a nascer nesses tuneis. Alguns tuneis inclusive iam ate o pais vizinho, Cambodia.

note que os tuneis subterraneos eram sempre feitos ao lado de uma arvore. Assim eles nao se fecham com chuva ou deslizamento de terra, e tambem oferece uma opcao da saida e ao mesmo tempo esconderijo atras das arvores Uma questao curiosa: assim debaixo da terra, como funcionava a ventilacao? De novo, a inteligencia resolveu esse problema; os tuneis sempre que possivel tocavam as margens de um rio, la eles abriam um nivel a mais do tunel e faziam passagem para a agua do rio entrar, assim criavam uma especie de caverna subterranea com um rio dentro, por onde o ar que vinha das margens entrava e corria por dentro dos tuneis. Simplesmente genial!

Outra coisa impressionante, esses tuneis conseguiram cercar Saigon e ajudar num dos momentos mais cruciais da guerra, a Ofensiva Tet.

essa é a entrada de um dos tuneis utilizados pelos vietnamitas. Compare o tamanho dele com um palmo aberto. Soldados bem magros eram escolhidos para essas missoes Assim, juntamente com as diversas armadilhas colocadas ao longo do caminho, eles tambem eram chamados de o 'inimigo invisivel'. Cu Chi e a mente criativa do povo do Vietnam foram quem efetivamente derrotaram o exercito americano; e se a guerra que por um lado mostra a que ponto a nossa crueldade pode chegar, por outro demonstra tambem a que nivel de ideias, criatividade, risco e de planejamento o nosso instinto de sobrevivencia pode atingir.

Cu Chi e sua engenhosidade e audacia hoje é tema obrigatorio em escolas de guerra e tema de diversos livros de estrategia e superacao, e varios Generais ja admitiram que Cu Chi entrou para a historia como exemplo de umas das mais bem aplicadas e efetivas estrategias de guerrilha.